Saiba mais sobre esta linda especialidade médica que cuida do maior orgão do corpo: a pele
A Dermatologia é a especialidade médica responsável pela saúde da pele em toda a sua extensão, cabelos e unhas. Desde a prevenção de doenças e alterações fisiológicas que ocorrem na pele, como no envelhecimento, no período neo-natal, na gravidez e no idoso, até o diagnóstico e tratamento destas.
A pele é o maior órgão do corpo humano e tem uma infinidade de funções, desde separar o indivíduo do ambiente, proteger da entrada de microrganismos, substâncias químicas e radiação, manter a temperatura, hidratação e homeostase, reconhecer agentes agressores no ambiente, alertar para doenças sistêmicas ainda não diagnosticadas, entre outras. Os estudos, a cada dia, mostram ainda mais interação da pele com diversos sistemas do organismo, o que exige contínuo aperfeiçoamento.
Afinal, somos uma unidade e não órgãos separados.
Para ser Dermatologista é necessário graduar-se em Medicina, curso que compreende seis anos de estudo em período integral. Depois disto, fazer um curso de especialização ou de residência médica com duração de três a quatro anos, em período integral. São quase nove mil horas de estudo, para tornar-se apto a tratar e diagnosticar as diversas doenças e problemas da pele e de suas extensões.
Existem mais de 3000 doenças dermatológicas e muitas descritas desde a antiguidade, como por exemplo a Lepra, hoje denominada Hanseníase, Vitiligo e Psoríase. Com o avanço da ciência e da tecnologia, muitas doenças foram descritas e, hoje, tem tratamento e cura. Por isso, o dermatologista está sempre atualizando-se para acompanhar todos estes avanços nos tratamentos clínicos, cosmiátricos, laser, oncológicos e cirúrgicos que envolvam a pele e seus anexos.
Comentarios