Unhas fracas

É muito frequente a queixa de unhas fracas, que se quebram com facilidade, descamam e enroscam nas roupas. Existe muita desinformação sobre o assunto: muitas pessoas acreditam que esse sintoma seja exclusivamente causado por deficiências na alimentação ou dietas restritivas.

Ter unhas quebradiças pode ser um pesadelo para as mulheres, que adoram ter as unhas sempre bem feitas e tratadas. As unhas fracas, na maioria dos casos, são decorrentes de alterações e carências do organismo. Quem apresenta problemas na Glândula Tireóide pode ter as unhas finas e frágeis. Além disso, pode ser característica individual também.

As alterações das unhas também podem estar associadas à diabetes, doenças de pele, gravidez e manuseio de produtos químicos. Médicos, cozinheiros e empregados em geral que lavam as mãos com muita frequência e usam produtos químicos podem ter suas unhas fracas e quebradiças, apresentando até mesmo irritação na pele.

No artigo de hoje iremos conhecer melhor sobre esse problema.

unhas-fracas-destaque

O que pode deixar sua unha fraca?

Acetona ou removedor e esmaltes em excesso. Ressecam muito as unhas, o que as tornam quebradiças, sem brilho e com manchas brancas na superfície.

Alimentação pobre em nutrientes e vitaminas.

Produtos químicos como detergentes e produtos de limpeza.

Fungos ou bactérias que se instalam nas unhas.

Anemias, hipotireoidismo e hipertireoidismo, desnutrição por má absorção de nutrientes também são causas frequentes de unhas fracas ou que descamam.

unhas-fracas-2

O que fazer para melhorar a saúde das unhas?

Boa alimentação

As unhas são ricas em proteína e podem ser prejudicadas se o organismo da pessoa estiver em desequilíbrio, o que pode ser causado por uma dieta pobre ou mal elaborada. Neste caso, é preciso investir em uma alimentação variada e rica em cálcio, ferro (vegetais verde escuro, carne vermelha, ovos e soja), vitaminas do complexo B e zinco (nozes, ostras e caranguejo).

unhas-fracas-boa-alimentação

Deixar as unhas sem esmalte

Pelo menos por um pequeno período, é importante para que as unhas consigam ser hidratadas. Existem no mercado cápsulas de reposição nutricional e fortalecedores de unhas que podem ajudar na resolução do quadro.

unhas-fracas-esmalte

Use luvas para lavar a louça

O detergente provoca a desidratação das unhas, logo estas ficam mais frágeis.

unhas-fracas-luvas

Ao retirar o esmalte, evite acetona

A acetona resseca as unhas, as deixam sem brilho e com manchas brancas na superfície. Ao retirar o esmalte tanto com acetona ou removedor, lave as mãos e passe um hidratante nas unhas. É extremamente importante não deixar esmalte velho nas unhas. Quando eles começam a descascar é hora de tirar.

unhas-fracas-acetona

Use base antes do esmalte

A base serve como uma proteção para as unhas, evitando que os componentes do esmalte entrem diretamente em contato com as unhas. Além disso, quem tem unhas fracas deve apostar em bases fortalecedoras.

unhas-fracas-bases

Evite retirar as cutículas

A cutícula é uma pele que protege a base das unhas contra a entrada de fungos e bactérias e, por isso, não deve ser retirada. Entretanto, por fins estéticos, já se tornou rotina eliminá-la toda vez que se vai à manicure. O ideal é retirar apenas o excesso e verifique se os utensílios foram esterilizados. Fique atenta também à espátula que empurra a cutícula. Ela pode causar traumas nas unhas se não for manuseada com cuidado.

unhas-fracas-cuticulas

Hidrate as mãos e unhas

Uma unha desidratada quebra e abre suas lâminas com facilidade. Para combater o problema, nada melhor do que um bom hidratante. Seu uso promove uma maior maleabilidade das fibras da queratina, impedindo que se rompam com facilidade.

unhas-fracas-hidratar

Em alguns casos as unhas fracas e quebradiças podem ser um indício de problemas de saúde mais graves, como como anemia, má circulação sanguínea, hipotireoidismo ou hipertireoidismo, por exemplo, pois estas doenças diminuem a chegada de nutrientes à unhas, deixando-as fracas, com tendência à descamação. Por isso, se tem as unhas muito fracas e muito quebradiças é recomendado que consulte o médico dermatologista, para que este possa identificar a causa do enfraquecimento da unha e indicar o melhor tratamento.

Obrigada! Espero que tenha gostado do conteúdo.

Veja também os outros artigos do site:

Como evitar espinhas
Como evitar olheiras

 

 

Ainda não há comentários.

Deixe um comentário comentário

Fear Itself Speech 修改 文章 英文 click through the following web site | Advanced Trading Tools · Learn How to Trade opciones binarias demo click here now
Loan Canada go credit visit their website