Queda de cabelos

Sabe aquele momento em que você está escovando ou penteando os cabelos e, de repente, olha e vê aqueles fios na escova? Essa é uma das queixas mais comum nos consultórios dermatológicos: a queda de cabelos.

Antes da preocupação, é necessário entender que nem sempre isto significa alguma doença do couro cabeludo ou nas madeixas. Pode simplesmente ser parte do ciclo natural do pelo, que consiste em fases de crescimento, transição, repouso e queda. Após essa queda “esperada” do fio de cabelo outro é reposto no lugar com as mesmas características. Então quando devemos nos preocupar com a queda?

queda-de-cabelo-1

O que é a queda de cabelos?

A queda de cabelos é um problema comum e que atinge milhões de pessoas em todo o mundo. Em primeiro lugar é fundamental que se faça uma distinção entre queda de cabelo e calvície. Homens, em geral, são os mais afetados pela calvície ou alopecia androgenética, embora muitas mulheres também sofram deste problema. A calvície é a falta de cabelos na cabeça e inúmeros fatores podem causar perda dos cabelos. Dependendo da causa, há maneiras diferentes de lidar com o problema. A calvície masculina, o tipo mais comum, por exemplo, tem diversos tipos de tratamento, no entanto muitas pessoas optam por não realizar nenhum tipo de tratamento e “assumem” a calvície. A perda dos cabelos pode ser progressiva, no caso da calvície masculina, mas também pode acontecer de repente, no caso da alopecia areata. Pode acometer somente o couro cabeludo, mas também pode atingir todo o corpo. Alguns tipos de alopecia são apenas temporários, já outros são permanentes.

Por outro lado, a queda de cabelo é uma queixa mais comum entre as mulheres e, quando patológica, tem diversas causas, como por exemplo doenças da tireoide, deficiência de ferro, amamentação, doenças infecciosas e autoimunes, entre outras. A causa exata da perda de cabelo vai determinar a quantidade de cabelo perdido, a velocidade com que isso acontecerá e que locais do corpo sofrerão mais com a perda de fios.

queda-de-cabelos-2

Causas da queda de cabelo

Existem fatores internos e externos que interferem na queda de cabelos.

Mudanças hormonais e no metabolismo podem levar à queda de cabelo temporária, o que justifica boa parte dos casos de mulheres que apresentam o problema. Essas mudanças podem ocorrer durante a gravidez ou parto, devido à irregularidade no uso de pílulas anticoncepcionais e também na menopausa.

Além disso, outras causas que também levam à queda de cabelo, como problemas na tireoide, anemias, deficiências nutricionais, doenças auto-imunes como Lúpus, após infecções, cirurgias e episódios de estresse e medicamentos como os usados em quimioterapias, no caso de tratamento de câncer, e remédios para artrite, depressão, problemas cardíacos e pressão alta.

Como causas locais de queda de cabelos temos irritações no couro cabeludo como ap[os uso de tinturas ou produtos alisantes, dermatite seborreica, conhecida popularmente como caspa e doenças específicas como alopecia areata(quando o sistema imune ataca os folículos capilares e causa a queda de vários tufos de cabelo ao mesmo tempo), infecções no couro cabeludo (a exemplo de micoses) e outras doenças da pele (como lúpus e líquen plano).

Existem queda de cabelos que, na verdade, não é queda em si, e sim quebra dos fios de cabelo como acontecem nas agressões físicas ao fio de cabelo como excesso de procedimentos químicos nos cabelos e até térmicos, como uso constante de secadores e chapinhas.

Já a causa mais comum de calvície, como dissemos anteriormente, é a hereditariedade. Tanto homens quanto mulheres podem herdar este problema de seus pais. Isso acontece porque os hormônios sexuais são responsáveis pela miniaturização dos fios de cabelo em algumas pessoas. Este problema, bem mais comum em homens, começa geralmente na puberdade e se agrava conforme os anos passam.

Por fim, a tricotilomania, doença em que a pessoa arranca os fios com as mãos descontroladamente, pode ser responsável por falhas no couro cabeludo e pelos da barba.

queda-de-cabelo-3

Alopecia Androgenética é a queda de cabelo é herdada e geralmente associada aos homens. Entretanto, pode ocorrer em até 19% das mulheres.

Enquanto os homens muitas vezes perdem cabelo na juventude, nas mulheres a queda hereditária, geralmente,ocorre após a menopausa. O padrão da queda de cabelo também é diferente do dos homens: o cabelo cai principalmente na testa e no vertice.

Na queda de cabelo hereditária, as raízes do cabelo apresentam hipersensibilidade ao hormônio masculino testosterona produzido no corpo ou à forma mais ativa deste, a dihidrotestosterona (DHT). Isso significa que a DHT influencia negativamente o funcionamento das raízes, fazendo-as diminuir e interrompendo o crescimento do cabelo.

queda-de-cabelo-4

Buscando ajuda médica

É importante observar e procurar um médico dermatologista quando há um aumento na queda, diminuição no volume dos cabelos, afinamento dos cabelos, a presença de cabelos fracos e quebradiços, inflamações do couro cabeludo e áreas sem cabelos.

Descreva ao médico com que frequência você nota queda de cabelo e qual a quantidade de fios perdidos por dia, em média. Tire todas as suas dúvidas, responda às perguntas do médico e realize todos os exames que forem necessários.

A queda de cabelo pode ter diversas causas, de modo que o tratamento varia de acordo com o diagnóstico estabelecido pelo médico. Por isso, somente um médico dermatologista capacitado pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento.

Siga sempre à risca as orientações do seu médico e nunca se automedique.

queda-de-cabelos-medico

Gostou do conteúdo? Leia também nossos outros artigos do site, grande abraço!

Como evitar espinhas
Escolhas para uma vida saudável
Cuidados com a pele do bebê