Prevenção do envelhecimento

Envelhecer é um processo natural e inevitável que acontece com ambos os sexos. Normalmente, é a partir dos 30 anos que os primeiros sinais do tempo são refletidos na pele. Rugas, linhas de expressão, alterações na pigmentação da pele, perda de colágeno e o ressecamento da cútis são algumas das alterações que começam a aparecer nesta fase da vida. Mas existe uma prevenção do envelhecimento?

Existem dois tipos de envelhecimento: o intrínseco e o extrínseco. O primeiro ocorre lentamente e é determinado pela genética, sem a interferência de agentes externos. O extrínseco, entretanto, é decorrente de fatores como a exposição solar excessiva e sem devida proteção, poluição ambiental, o tabagismo e a ingestão demasiada de bebidas alcoólicas.

— O álcool diminui a capacidade do organismo de absorver nutrientes. Desta forma, faz com que ocorra uma deficiência de proteínas, sais minerais e vitaminas responsáveis pela regeneração da epiderme. O desequilíbrio emocional e a má alimentação também ajudam a acelerar o processo de perda de colágeno— explica a dermatologista.

Essencial ao organismo por ser responsável pela tonificação e a sustentação da cútis, a vitamina A, também chamada de retinol, ajuda na restauração de lesões da pele devido à sua ação antioxidante. Por outro lado, a vitamina C é capaz de clarear, remover e prevenir rugas profundas, além de aumentar a firmeza da pele e combater os radicais livres.
O envelhecimento cutâneo pode ser desacelerado com algumas medidas indispensáveis.

prevenção-do-envelhecimento

Uso diário do protetor solar: O segredo para ter uma pele saudável começa pela aplicação diária do filtro solar, principalmente no rosto. Escolha um filtro de acordo com o seu tipo de pele e que contenha proteção UVA e UVB. A exposição aos raios UVA e UVB diariamente sem a devida proteção é a maior responsável pelo envelhecimento e pelas manchas.

Limpeza da pele: Ter o rosto sempre macio e revigorado pode ser mais fácil do que se imagina. Fazer uma esfoliação da pele pelo menos uma vez na semana elimina as células mortas, deixando a pele suave e macia. Na hora da limpeza do rosto use sabonetes específicos para o seu tipo de pele.
Retirar a maquiagem para dormir: A maquiagem pode se tornar uma inimiga se não for completamente removida à noite. Por conta das propriedades de cada item utilizado, dormir maquiada estimula a abertura dos poros, favorecendo o aparecimento de cravos e espinhas, além de deixar a pele áspera e sem brilho. Não se esqueça de demaquilar, tonificar e lavar o rosto antes de dormir.

Vitamina C e E para pele: A região dos olhos tende a sofrer com os sinais do tempo, causados pela pouca produção de colágeno e elastina. A aplicação de cremes formulados com ácido hialurônico, retinol e vitamina C aumentam a passagem da corrente sanguínea no local, combatendo o envelhecimento precoce. A vitamina E é considerado um dos mais potentes antioxidantes, capaz de eliminar os radicais livres. Pode ser aplicada no rosto por meio de máscaras faciais (feitas em clínicas especializadas) e nutrem peles desvitalizadas. Outra boa opção são os peelings realizados pelos profissionais da área da beleza; ideais para hidratar a cútis e combater seu aspecto áspero, devolvendo o brilho natural.

Tratamento com argila: A argila tem sido uma grande aliada para o tratamento da pele. Se usar de forma adequada e constante as máscaras com argilas podem ajudar na prevenção. A melhor argila para prevenir linhas de expressão é a argila vermelha.
Estilo de vida: É claro que o seu estilo de vida também influencia muito na beleza da pele. Alimentação rica em nutrientes antioxidantes, vitaminas, minerais e aminoácidos sempre ajudam muito. A prática de exercícios leves e uma vida emocional equilibrada também são grandes aliados.

prevenção-do-envelhecimento-1

Veja os tratamentos estéticos que podem ajudar na prevenção do envelhecimento:

1 - Na prevenção do fotoenvelhecimento, o filtro solar com proteção para UVA e UVB, utilizado a longo prazo, diminui o número de manchas, rugas leves e previne o aparecimento de câncer de pele.
2 - Durante décadas, os peelings químicos têm sido uma opção confiável no arsenal médico para o tratamento da pele facial com sinais de envelhecimento. O procedimento básico visa obter uma queimadura química controlada da epiderme ou derme, promovendo a regeneração epidérmica e neoformação de colágeno pós-inflamatório. Quanto mais profundo for o peeling, mais efetivo contra o fotoenvelhecimento.
3 - A radiofrequência promove a regeneração do colágeno, quebra de tecido adiposo e fibroso, aumento a circulação e a drenagem de fluídos, melhorando assim a flacidez e a aparência da pele.
4 - Uma opção para tratamento facial não ablativo é a luz intensa pulsada. Ela estimula o colágeno, além de atuar no clareamento de manchas acastanhadas e nos vasinhos da face.
5 - O laser de CO2 fracionado é mais um instrumento na luta contra os sinais cutâneos de envelhecimento. A pele “fica esticada” logo após o procedimento. E o estimulo de colágeno aumenta ainda mais durante a recuperação, melhorando ainda mais “as rugas”.
6 - Uma opção muito utilizada para correção de sulcos é o preenchimento cutâneo, no qual são utilizados preenchedores, principalmente à base de ácido hialurônico.
7 - Para o tratamento das rugas na testa e ao redor dos olhos, a toxina botulínica tipo A é a primeira opção. Ela atua por meio da paralisação de feixes musculares específicos causando a atenuação das rugas de expressão. Seu efeito inicia-se 48 horas após a aplicação e tem efeito máximo em 15 dias. A duração dos efeitos benéficos é de 4 a 6 meses.

Gostou do artigo? Confira nossos outros conteúdos do site.

Ainda não há comentários.

Deixe um comentário comentário

Fear Itself Speech 修改 文章 英文 click through the following web site | Advanced Trading Tools · Learn How to Trade opciones binarias demo click here now
Loan Canada go credit visit their website