Acne na adolescência

O acne na adolescência é uma condição da pele que ocorre quando os folículos pilosos da pele ficam obstruídos por sebo e células mortas, ficando colonizados por bactérias que geram inflamação. Acne mais comumente aparece no rosto, pescoço, peito, costas e ombros.

A acne é uma doença universal entre os adolescentes e adultos jovens, chegando a uma incidência de 80% a 90%, contudo, pode ser vista em neonatos, lactentes e crianças. O termo é derivado da palavra grega acne, que significa primavera da vida. A importância da acne na adolescência está no comprometimento da parte mais visível do corpo, a epiderme, às vezes deixando cicatrizes irreparáveis.

acne-na-adolescência-4

A acne não prevalece uma determinada etnia, mas tende a ser mais grave no sexo masculino do que no feminino durante a adolescência, e seu aparecimento depende de diversos fatores desencadeantes: genética, estresse, sudorese excessiva e trauma mecânico.

A acne é estimulada por diferentes fatores, como o aumento da secreção sebácea e a alteração na queratina da pele. O quadro é muito comum na adolescência e puberdade por conta da produção hormonal diferenciada durante esse período.

Há diversas razões para o aparecimento de acne na adolescência, mas a mais concreta é a elevação dos hormônios, especialmente a testosterona, nesta fase da vida. Na puberdade, as glândulas sebáceas começam a produzir mais sebo e, combinada com a concentração de células mortas nos folículos pilosos, criam um terreno fértil para a proliferação de bactérias. Consequentemente, esses folículos ficam inchados e inflamados, formando a tão detestada espinha.

Aparece mais no verão?
Quem possui tendência pode ter aumento de espinhas no calor, pois o suor aumenta a oleosidade.

O período menstrual influencia?
Geralmente há alteração hormonal importante neste período, que pode agravar a acne em quem já tem tendência.

Chocolate e alimentos gordurosos também dão espinha?
Não existe comprovação científica de que o aparecimento tenha a ver com comida gordurosa. No entanto, se você perceber que houve o aumento da acne com o consumo de certo alimento, tente evitá-lo.

Qual é a diferença entre cravo, espinha e espinha interna?
Cravo é o sebo que obstrui o poro. Espinha é a inflamação do sebo que, em geral, fica amarelada e com pus. Ela é interna quando o processo inflamatório atinge camadas mais profundas da pele.

Quais são as causas principais da acne em adolescentes?
Além das alterações hormonais, o uso de medicamentos (como corticoides, uso prolongado de vitaminas, anabolizantes) e formulações cremosas/oleosas podem afetar a produção de sebo, colaborando para o surgimento de acne.

acne-na-adolescência-2

Dependendo da gravidade, a acne pode causar cicatrizes difíceis de amenizar ou eliminar. Em casos assim, quanto mais cedo o tratamento começar mais eficaz será o resultado. Você já deve ter ouvido falar em Isotretinoína (conhecida pelo nome comercial de Roacutan), não é mesmo? Esse medicamento, apesar de ser o mais eficaz no tratamento da acne, só deve ser indicado nos casos resistentes a tratamentos tópicos e antibióticos ou casos graves, em função dos inúmeros efeitos colaterais e necessidade de acompanhamento médico e laboratorial.

Quais são os tratamentos estéticos mais comuns para amenizar cicatrizes de acne?
Peelings químicos;
Dermoabrasão;
Microdermoabrasão;
Laser e tratamentos de radiofrequência (para as cicatrizes e flacidez facial);
Preenchimento das cicatrizes com ácido hialurônico;
Microcirurgias para retirar as cicatrizes de acne.

Entre os tipos mais comuns em adolescentes vale a pena destacar a acne vulgar, que é a mais comum, caracterizada por cravos e espinhas. O tipo mais raro e grave é a acne fulminante, um quadro intenso com febre e dores no corpo.

As mulheres podem sofrer um pouquinho mais com a acne, já que o problema pode ser desencadeado dois a sete dias antes do período menstrual ou durante a gravidez. Quem acredita que a acne só atrapalha a vida dos adolescentes pode esquecer. Adultos também são afetados pelo problema, ainda mais se tiver uma vida muito corrida e estressante, aliada com a alimentação de má qualidade.

Para manter sua pele saudável, veja algumas recomendações:
Lave o rosto duas vezes por dia;
Use sabonetes e loções adequados para sua pele, sempre seguindo as orientações de um especialista; evite formulações cremosas, dando preferência a produtos do tipo oil free ou com toque seco.
Não esprema as espinhas para evitar infecções e inflamações;
Só toque em sua pele se estiver com as mãos limpas ou utilizando objetos higienizados;
Não se esqueça do protetor solar: ele é importante para a saúde da pele e proteção contra reagentes químicos dos produtos ou tratamentos estéticos.

Por que não pode espremer?
O processo inflamatório causa necrose na pele (morte das células). Ao espremer, a pessoa agride tanto a pele morta como a saudável, criando a cicatriz.

acne-na-adolescência-3

Mantenha os cuidados com a pele do rosto e do corpo desde cedo, para colher os frutos no futuro. Se identificar alguma acne ou outra anormalidade, não se desespere. Procure um dermatologista, leve suas dúvidas e siga as orientações do profissional. Saúde, autoestima e bem-estar devem ser suas prioridades.
Se gostou do nosso conteúdo confira os outros artigos do site, grande abraço!

Como evitar espinhas
Como evitar olheiras
Queda de cabelos
Acne na mulher adulta
Unhas fracas
Como tratar pele ressecada
Como evitar olheiras
Alergias na pele

Ainda não há comentários.

Deixe um comentário comentário

Fear Itself Speech 修改 文章 英文 click through the following web site | Advanced Trading Tools · Learn How to Trade opciones binarias demo click here now
Loan Canada go credit visit their website