Cuidados com a pele na adolescência

Na adolescência acontece uma grande mudança no corpo, ocorre uma explosão de hormônios por todo o corpo e por isso a pele na adolescência fica com um aspecto bem pior que em outras fases da vida. Começam a aparecer os cravos, espinhas, excesso de oleosidade na pele e muitas outras coisas que incomodam muito.

Assim que começar a aparecer alterações em seu rosto procure um dermatologista, se você começar a cuidar desde cedo o problema será bem menor e você provavelmente passará a maior parte da adolescência ileso de todos esses problemas. Quando aparecer as primeiras espinhas vá ao médico e veja o que pode ser feito e os cuidados que deve ter a partir de agora.

Nós vamos mostrar os cuidados que precisa ter, mas é o dermatologista que vai mostrar os produtos que você precisa usar, qual o melhor para o seu tipo de pele e até se precisa de mais alguma coisa. Muitas vezes o adolescente já tem predisposição para ter espinhas e por causa disso precisa de um tratamento mais específico.

Cuidados-com-a-pele-na-adolescência-2

Entre os cuidados diários é imprescindível uma higiene bem feita e o uso de cosméticos adequados. O adolescente precisa estar consciente de que será uma batalha constante, pois necessitará de alguns anos de dedicação e cuidado até que passe a fase crítica.

A primeira coisa que deve fazer quando acordar é lavar o rosto usando um sabonete próprio para o seu tipo de pele, esse sabonete pode ser indicado pelo seu dermatologista, se ainda não tem nenhum, procure e faça uma consulta. Essa limpeza de pele é importante, mas não deve ser feita apenas uma vez no dia, o indicado é lavar três vezes no dia, pela manhã, antes de retocar o protetor e maquiagem e antes de dormir.

Você vai observar que apenas com esse cuidado a sua pele vai melhorar muito, ela vai tirar a oleosidade que nessa fase é maior e você terá menos problemas com espinhas e cravos por causa disso. Então não se esqueça de lavar o rosto todos os dias, esse é o cuidado mínimo que deve ter com sua pele.

Outro cuidado que precisa ter e é essencial é o filtro solar, ele é indispensável para manter a pele saudável, pergunte também ao médico qual o produto mais indicado para você. Se sua pele é oleosa precisa usar um tipo de protetor solar, se é mista, outro tipo, se é seca, outro tipo.

O filtro solar precisa estar presente na sua rotina diária, mesmo se o dia não estiver ensolarado ou se você não vai sair de casa. O sol causa dano ao colágeno e isso pode fazer uma grande diferença ao longo da vida, podem aparecer manchas e pele flácida, tudo porque você não usou o protetor todos os dias.

Para aplicar é simples, é só espalhar uma camada na pele, não precisa passar muito e deixar a pele branca de tanto protetor, é importante espalhar bem para não deixar nenhum lugar sem a proteção. O indicado é aplicar novamente durante o dia, por isso tenha o cuidado de levar seu protetor para onde você for, assim você pode lavar o rosto e aplicar o filtro solar novamente durante a tarde.

Cuidados-com-a-pele-na-adolescência-4

Outro cuidado que precisa ter é com a hidratação, ela é de extrema importância para ter uma pele bonita e viçosa. Não importa se sua pele é oleosa, você precisa hidratar, além de beber bastante água e manter sua pele saudável é preciso usar um creme de rosto e também no corpo. Lembramos que os cremes devem ser diferentes, o creme corporal não deve ser passado no rosto.

O creme usado no corpo pode ser um que você compra no supermercado mesmo, um bom, com cheiro agradável de que goste. É interessante passar depois do banho, quando a pele ainda está úmida para potencializar o efeito de hidratação, isso vai ajudar a reter a água na camada mais profunda da pele. Depois do banho os poros do corpo também estão mais dilatados e por isso, mas receptivos.

No rosto você deve passar depois de lavar o rosto como já falamos, você pode passar primeiro o hidratante e depois o filtro solar. Um produto bem legal que muito adolescente gosta é o BB cream, nele você vai encontrar a proteção do filtro solar, a hidratação que precisa e ainda a maquiagem, tudo em um só lugar.

Para seguir com o cuidado da pele na adolescência é preciso tratar a acne se você tiver, é necessário evitar a acne ao máximo, pois tratando você previne de ter cicatriz. Até você que tem apenas cravos pode procurar o dermatologista para fazer um tratamento, o cravo já é indício e início de acne.

É interessante fazer uma limpeza de pele para retirar os cravos, mas se você só fizer isso eles vão voltar, por isso é necessário tratar a pele diariamente. Se o problema persistir é indicado fazer o peeling, ele vai ajudar bastante no tratamento e na exterminação dos cravos e espinhas.

cuidados-com-a-pele-do-adolescente

Você já sabe, mas podemos repetir para não fazer de forma alguma, nunca esprema as espinhas, isso é proibido, quando aparece a espinha é sinal de retenção de sebo no poro e uma proliferação de bactérias, se você espreme além de manchar a pele vai favorecer o processo inflamatório de outros cravos. Nesse caso o ideal é usar um gel com antibiótico no local da espinha. Tratar a acne não é difícil, pode levar um tempo, mas você vai conseguir se livrar delas.

Ao contrário da maioria, alguns adolescentes apresentam pele seca como resultado de processos alérgicos. Embora isso ocorra em menor porcentagem, indivíduos com tendência a rinite, asma e dermatite atópica costumam apresentar pele seca, e também aqueles com predisposição genética.
Algumas marcas de cosméticos já têm linhas exclusivas para a faixa etária adolescente, outras, porém, ainda não dispõem de um portfólio tão específico. Os dermatologistas afirmam, no entanto, que não há problema em utilizar produtos de adultos.

Beber bastante água, usar filtro solar e tirar a maquiagem antes de dormir são hábitos que fazem toda a diferença daqui a alguns anos.

Além da hidratação através do creme corporal, beber bastante água também ajuda a evitar o envelhecimento precoce, além de te deixar bonita nos dias de hoje. “A pele hidratada tem um aspecto melhor, é mais resistente e tem menos tendência ao trauma”, diz Carolina. “A água também ajuda a manter o metabolismo mais saudável.”

Por isso, é indicado o consumo de pelo menos dois litros de água por dia. E não é só o que você bebe que interfere na aparência de sua epiderme, é preciso ficar também de olho na alimentação. “Algumas dietas afetam diretamente a pele”, explica Daniela. “O adolescente que come muitos derivados de leite, por exemplo, costuma ter mais acne, por exemplo”. Então, em vez do chocolate, prefira comer verduras e frutas. “Elas têm os elementos fundamentais para o processo metabólico da pele”, afirma Carolina.

pele-ressecada-6

“O melhor jeito de evitar a cicatriz causada pela acne é tratá-la”, conta a dermatologista Daniela Landim. E você não precisa ter o rosto cheios de espinhas para procurar um tratamento dermatológico. “Só o cravo, que geralmente aparece no centro da face, já é um início de acne”, diz Landim.

As médicas são bastante enfáticas neste aspecto porque é muito mais fácil tratar a acne do que retirar as manchas decorrentes dela. “Tratar acne não é difícil e isto a longo prazo é bastante importante”, enfatiza Carolina. “Para tirar uma cicatriz de espinha são necessárias várias sessões de laser e, ainda assim, não sai tudo.”

Após a limpeza adequada da pele é necessário passar um tónico. A sua principal função é regular o PH da pele, eliminar a oleosidade e fechar os poros, já que poros dilatados significa pele oleosa. No entanto o objetivo não é sentir a pele a repuxar ou ressequida, por isso devemos sempre optar por produtos que não contenham álcool.

Podemos ainda aliar a esta rotina, a esfoliação semanal. A esfoliação deve ser feita uma vez por semana para peles sensíveis, secas e normais (em peles que têm uma produção maior de oleosidade poderá ser duas vezes). A esfoliação tem como princípio remover as células mortas e desobstruir os poros. Após a esfoliação devemos passar um tónico, para fechar os poros. Desta forma a textura da pele é melhorada, tornando-a mais suave e saudável.
Gostou do conteúdo? Veja os outros artigos também, grande abraço!

Ainda não há comentários.

Deixe um comentário comentário

Fear Itself Speech 修改 文章 英文 click through the following web site | Advanced Trading Tools · Learn How to Trade opciones binarias demo click here now
Loan Canada go credit visit their website