Cuidados com a pele do idoso

A pele do idoso requer cuidados especiais, já que a pele é um dos órgãos que mais se modifica com o passar dos anos. O envelhecimento é processo natural que ocorre com o tempo que leva a uma perda de adaptação gradual do indivíduo ao ambiente.
Na pele isso se traduz por perda da hidratação, da oleosidade e da elasticidade da pele e aumento, portanto, de sua fragilidade, tanto física quando de defesa imunológica.

O envelhecimento da pele é um processo dinâmico e progressivo que começa a acontecer assim que atingimos a maturidade. Uma série de reações e modificações na estrutura e no funcionamento da nossa pele começa a acontecer e vamos nos tornando cada vez mais vulneráveis e suscetíveis a diversas doenças de pele.
Por isso é importante que a pele do idoso seja examinada ativamente uma vez por ano em busca de lesões malignas e pré-malignas, para que possamos fazer um tratamento precoce, evitando assim cirurgias maiores e mais traumáticas.

pele-do-idoso-1

Com a aproximação da melhor idade, a pele vai perdendo alguns dos componentes essenciais para manter sua beleza e saúde. Durante esse processo, a pele do idoso sofre algumas alterações tornando-se fina, menos hidratada e com elasticidade reduzida, favorecendo o ressecamento e deixando-a mais fina e frágil, suscetível a machucados, manchas e doenças.
Para prevenir o surgimento de lesões e infecções, é importante tomar alguns simples cuidados com idosos, que garantem a saúde da pele e proporcionam maior bem-estar ao idoso.

Outro cuidado importante é a constante hidratação da pele do idoso, pois sua pele é geralmente bem seca e com tendência a sensibilidade. Quando bem hidratada, de acordo com sua idade e tipo de pele, ela é mais protegida e menos vulnerável a processos alérgicos, irritações e infecções.

Como os banhos, que devem se rápidos e mornos, pois aumentam o ressecamento. Usar sabonete delicado, neutro ou infantil, evitando o uso de buchas e esponjas. Utilizar sempre uma toalha macia e evitar esfregar o tecido contra o corpo.
Geralmente, as manchas são fruto do efeito cumulativo do sol. A radiação solar atua na pele causando queimaduras e aparecimento dos cânceres de pele. Assim, é aconselhável que o idoso modere sua exposição ao sol e quando o fizer, esteja utilizando filtro solar para minimizar os efeitos nocivos. Sempre que houver exposição solar, é importante o uso de óculos escuros, chapéus e roupas com tecidos que contenham proteção contra os raios UV.

pele-do-idoso-2

Devido à maior facilidade de inflamação e infecção na pele do idoso, é importante manter medidas preventivas contra picadas de insetos, fazendo uso de repelentes. Diante de pequenos ferimentos, como cortes e arranhões, lavar o ferimento com água corrente e sabonete neutro, secar bem, usar anti-séptico local e pomada antibiótica. É importante cobrir com curativo adesivo para evitar que o idoso mexa nos ferimentos e possa ocorrer uma cicatrização adequada.

Diversas doenças podem surgir da falta de cuidados mais simples com a pele do idoso. Micoses podem surgir em áreas que houver muita umidade, por falta de cuidado ao enxugamento correto dos pés ou dobras. As dermatites e alergias surgem por excesso de ressecamento ou contato com produtos químicos agressivos, como sabões, produtos de limpeza, inseticidas e cloro, entre outros. O ideal é evitar contato com esses produtos químicos fortes, pois há maior propensão a alergias e intoxicações. A principal e mais perigosa doença é o câncer de pele que ocorre por falta de proteção solar adequada ou exposição excessiva ao longo da vida.

Também é muito importante o idoso manter uma alimentação balanceada, rica em frutas, legumes e verduras, pois são alimentos com numerosas vitaminas, minerais e antioxidantes, nutrientes que combatem os radicais livres e contribuem para a saúde da pele. Beber uma boa quantidade de água ajuda a diminuir o ressecamento da pele e a mantê-la viçosa e com aspecto saudável.

pele-do-idoso-3

Para resumir os cuidados vou colocar aqui 7 dicas simples e práticas:
Alimentação balanceada é indispensável para uma pele saudável. Coma sempre alimentos ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes, como frutas, legumes e verduras.
Beba de seis a oito copos de água por dia. A água ajuda na hidratação, evitando o ressecamento. Além disso, ela também deixa sua pele com um aspecto mais bonito e saudável.

Use sempre o protetor solar! Além de evitar queimaduras de sol, o uso do protetor previne desde machinhas até doenças como o câncer. Lembre-se: o uso do protetor solar deve ser diário, mesmo quando não houver sol.
Tome banho em água morna. A água quente aumenta o ressecamento da pele.
Opte por toalhas macias e nunca a esfregue no corpo. A fricção do tecido na pele pode causar arranhões e lesões mais sérias.
Para manter a pele ainda mais saudável, passe um creme hidratante após o banho. Além da sensação de frescor, o creme ajuda a mantê-la hidratada.

Opte por esparadrapos de silicone caso precise fazer um curativo. Além de não deixar resíduos na pele, sua adesão é mais suave.
Gostou do nosso conteúdo? Veja também nossos outros artigos, abraço!

Ainda não há comentários.

Deixe um comentário comentário

Fear Itself Speech 修改 文章 英文 click through the following web site | Advanced Trading Tools · Learn How to Trade opciones binarias demo click here now
Loan Canada go credit visit their website