Como evitar olheiras

Quase todo mundo já teve olheiras ao menos uma vez na vida. Pois é, muita gente é ou já foi refém deste escurecimento da região em torno dos olhos, que dá uma aparência de cansaço. O "problema" acomete muitas pessoas, independente da idade e pode se agravar com o passar do tempo.

O que são as olheiras?

Muita gente já sabe: um escurecimento ao redor dos olhos, que causa grande desconforto para quem o possui. Contudo, dependendo do tipo e coloração, as causas podem ser diferentes.

olheiras-1

Olheiras constitucionais:
como próprio nome diz, são olheiras decorrentes do formato do rosto e do globo ocular e, geralmente, são acastanhadas.

Olheiras por hiperpigmentação:
também são acastanhadas, mas causadas pelo acúmulo de melanina (proteína que confere pigmentação à pele, cabelos, etc).

Olheiras vasculares:
são ligeiramente azuladas e causadas pelo excesso de retenção de fluidos, quando a microcirculação da região está prejudicada e vê-se os vasos por transparência.

olheiras-3

Tendo isso em mente é possível enumerar várias situações que contribuem para desencadear  e manter o problema. Como:

Falta de sono:
dificulta a microcirculação e a oxigenação da região dos olhos, portanto contribui para o agravamento das olheiras.

Genética:
infelizmente, se é um problema que já faz parte da família, as olheiras poderão ser amenizadas, mas dificilmente eliminadas por completo.

Exposição ao sol:
a exposição solar sem óculos escuros de qualidade e produtos com fator de proteção nas pálpebras podem acentuar a pigmentação ao redor dos olhos.

Perda de colágeno:
à medida que a idade vai avançando ou por fatores que prejudiquem a produção de colágeno, a pele ao redor dos olhos fica mais fina e frágil, o que acentua as olheiras.

olheiras-4

Cigarro e álcool:
por prejudicar a produção de colágeno e a circulação, dentre outros malefícios, o álcool e principalmente o cigarro contribuem para o problema.

Alergias, anemia, problemas respiratórios, carência de vitaminas:
geralmente por prejudicar a circulação, por provocar coceira nos olhos ou dilatar os vasos sanguíneos na área, alergias e problemas respiratórios podem contribuir para as olheiras.

TPM, alterações hormonais:
alterações hormonais podem desequilibrar a produção de melanina, escurecendo a região dos olhos. Na TPM, além dessa questão, alterações na circulação, estresse e retenção de líquidos podem piorar o problema.

Medicamentos:
dentre outras implicações, medicações que causem dilatação dos vasos sanguíneos podem fazer com que a área sob os olhos escureça.

olheiras-2

Sabendo as principais causas das olheiras, fica mais fácil prevení-las e amenizá-las!

Mantenha o sono em dia:

Dormir todos os dias e o tempo certo é um dos fatores mais importantes quando o assunto é evitar olheiras. Uma boa noite de sono faz com que nossa circulação sanguínea seja eficiente e a oxigenação sanguínea seja adequada, além de beneficiar todo o seu corpo, evita o aparecimento de olheiras.

olheiras-5

Alimente-se bem:

Uma alimentação balanceada garante que problemas como deficiência de colágeno, anemia e carência de vitaminas não acentuem as olheiras.

olheiras-6

Pratique atividade física e beba muita água:

A atividade física melhora a circulação no corpo, a qualidade do sono e, aliada à ingestão de água, ajuda na retenção de líquidos.

olheiras-7

Controle da alergia:

A solução definitiva só é obtida com a ajuda de um médico, mas algumas medidas podem amenizar o problema. São elas: manter a casa sempre limpa e arejada, com as cortinas/persianas abertas para que o sol possa entrar (pois ajuda a combater microorganismos); manter os tapetes e cortinas regularmente aspirados/lavados (ou evitá-los).

olheiras-00

Controle das alterações hormonais:

A alimentação pobre em sal, a ingestão adequada de água e a prática diária de atividades físicas aeróbicas, tais como corrida, caminhada, dança, bicicleta, subir e descer escadas, ajudam tanto na retenção hídrica como no controle do estresse durante a TPM.  Procure um médico ginecologista se este é um problema pra você.

Dica para situações de emergência: fazer compressas frias na área dos olhos ajuda a contrair os vasos sanguíneos de disfarçam a cor escura ao redor dos olhos, principalmente nos casos de olheiras vasculares, no entanto, o efeito dura pouco. :(

E claro, tenha `a mão um bom corretivo. 😉

olheiras-10

E se os truques não adiantam?

O melhor a fazer é procurar um médico dermatologista para avaliar qual o seu caso e qual tratamento será mais adequado a você.

 

Espero ter ajudado.
Obrigada!
Grande abraço!

 

 

 

 

Ainda não há comentários.

Deixe um comentário comentário

Fear Itself Speech 修改 文章 英文 click through the following web site | Advanced Trading Tools · Learn How to Trade opciones binarias demo click here now
Loan Canada go credit visit their website