Acne na mulher adulta

A acne, além de acometer um grande percentual dos adolescentes, pode atingir também mulheres na idade adulta. A acne na mulher adulta pode surgir nesta fase da vida ou ser resultado da persistência da acne juvenil.

Pode surgir em decorrência de alterações hormonais devidas a disfunções ovarianas (a mais frequente é a síndrome dos ovários policísticos), alterações das glândulas supra-renais ou um aumento da sensibilidade da pele aos hormônios androgênicos (masculinos), responsáveis pelas manifestações da doença.

Apesar da acne na mulher adulta estar relacionada ao aumento da ação dos androgênios, na maioria das vezes os exames laboratoriais estão dentro de níveis normais, caracterizando, então, uma maior sensibilidade da pele a estes hormônios.

A acne na mulher adulta tem se tornado um problema cada vez mais frequente no consultório. Isso acontece por uma produção maior de hormônios masculinos nesta faixa etária.

Entender como se dá este processo pode ser o melhor caminho para dominar o problema, e evitar que ele faça ainda mais estragos.

acne-na-mulher-adulta-1

Características da acne na mulher adulta

As lesões costumam ser mais profundas, formando nódulos avermelhados e doloridos, mas também pode formar pústulas (lesões com pus). As áreas mais atingidas são o queixo, mandíbulas e pescoço.

Outras características que podem estar acompanhando a acne da mulher adulta, devido à ação dos androgênios, são o aumento da oleosidade, aumento de pêlos faciais e corporais e queda acentuada de cabelos. Em alguns casos pode ocorrer também irregularidade menstrual.

acne-na-mulher-adulta-2

São quatro os fatores envolvidos:

Oleosidade: Níveis elevados de hormônios masculinos, ou sensibilidade aumentada dos receptores destes hormônios, estimulam as glândulas a produzirem maiores concentrações de oleosidade.

Obstrução dos ductos foliculares: O acúmulo de células mortas (hiperqueratinizacao), combinado com a oleosidade aumentada, forma uma rolha córnea, originando os comedões, conhecidos como "cravos".

Bactérias: Todos nós possuímos bactérias na pele. Porém, nas glândulas obstruídas e com excesso de sebo, eles se proliferam com maior facilidade.

Inflamação: A secreção normal da pele modificado pelo aumento das bactérias provoca inflamação. Há formação de pus, formando as "espinhas". Quanto maior a inflamação, maior o tamanho e a dor da lesão.

Como podemos ver, um fator é agravante do outro.

acne-na-mulher-adulta-3

Quais mulheres desenvolvem a acne depois de adultas?

Qualquer mulher pode desenvolver o quadro, porém, existem alguns fatores de risco conhecidos:

- A principal influência para a ocorrência da acne na mulher adulta é a presença de Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), que causa irregularidade menstrual. Pode estar, ou não, associada ao hiperandrogenismo - excesso de hormônios masculinos circulantes;

- Pacientes obesas, diabéticas e que tenham síndrome metabólica;

- Mulheres com história de acne na adolescência e que tenham pele oleosa são mais predispostas.

acne-na-mulher-adulta-4

Tratamento

O tratamento depende da avaliação geral da paciente clínica e laboratorialmente. Dependendo da intensidade do quadro, o tratamento pode ser feito com produtos tópicos e com medicamentos de uso oral. A escolha do tratamento ideal vai depender de cada caso e das suas possíveis causas, sendo essencial uma avaliação detalhada da paciente pelo médico dermatologista que a acompanha.

acne na mulher adulta - tratamento

Alguns fatores agravam a acne. Situações em que há aumento de testosterona, como menstruação, gestação, menopausa e estresse. O estresse também leva a um aumento de cortisol, o qual aumenta a atividade das glândulas sebáceas. Existe relação da acne com a dieta com alto consumo de laticínios e carboidratosCremes e maquiagem com base oleosa podem obstruir os poros, por isso prefira produtos oil free, ou na forma de gel. Por ultimo, exposição solar excessiva também pode aumentar a inflamação e piorar a acne, alem de causar manchas e cicatrizes hipercromicas. Se quiser mais detalhes sobre Acne, temos um artigo que pode ajudar, veja abaixo.

Veja também os outros artigos, obrigada!
Grande abraço!

Como evitar espinhas